Perfil Lip dico
ABADIA RIBEIRO SILVA
DAVID ARAUJO DAMACENA
MIRIAM DUARTE DE OLIVEIRA
PERFIL LIPÍDICO
URUAÇU-GO
JUNHO - 2015
ABADIA RIBEIRO SILVA
DAVID ARAUJO DAMACENA
MIRIAM DUARTE DE OLIVEIRA
PERFIL LIPÍDICO
Trabalho apresentado ao Curso de Farmácia da FASEM – Faculdade Serra da Mesa, para a disciplina de Bioquímica Clínica. Prof. º Cláudia Rachid.
URUAÇU
JUNHO – 2015
LIPÍDIOS
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
A formação molecular mais comum dos lipídeos, constituindo os alimentos, é estabelecida através do arranjo pela união de um glicerol (álcool) ligado a três cadeias carbônicas longas de ácido graxo. Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.
Lipoproteínas são formadas por triacilglicerois, ésteres de colesterol, fosfolipídeos e apoproteínas, que são poucos solúveis em água e podem ser transportadas pelo sangue sem que sejam dissolvidas. A estrutura das lipoproteínas tem forma globular, tipo micelas que possuem um núcleo apolar, envolvidos por uma