Perfil "Ideal" de um professor
RESUMO: PERFIL “IDEAL” DE UM PROFESSOR
HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. Origem do conhecimento. São Paulo, Martins Fontes, 2000.p.47-68.
Freire, Paulo. Educação e Mudança. Editora: Paz & Terra. Ano: 1997.
ESTUDO ERRADO. Gabriel o pensador.
Observa-se que o perfil ideal do professor (a) é aquele que permiti o aluno a pensar e dar liberdade para ele criticar e o conduz ao caminho do conhecimento para que ele se prepare para a vida fora da escola. Ele tem que dominar a sua metodologia, que seja criativo e envolvente, e que consiga fazer com que seus alunos se interesse pelos estudos.
O professor ideal é aquele que consegue usar a teoria e a prática de cada disciplina, e que seja clara, rápida, simples e objetiva e sempre deixe um espaço para dialogar com os alunos, adiantando sempre o próximo assunto, para poder incentivar o aluno a pensar antecipadamente. Deve utilizar em sua metodologia variados recursos como: computador, slides, retroprojetos, laboratório, internet dentre outros, isso ira estimular a criatividade da criança ou do aluno. Deve-se evitar o empirismo como único método, pois nesse aspecto metodológico as crianças devem permanecer caladas e quietas em suas carteiras, porem o saber não esta só na pratica de copiar e fazer exercício, mais sim na participação do aluno.
O modelo ideal tem que adquirir bastante a leitura e o conhecimento e saber repassar sem prejudicar o desenvolvimento do aluno. Tem que estar aptos a identificar a dificuldade de cada um. Porém, não existe um modelo único e universal de professor ideal, pois em cada etapa de ensino exige um tipo de perfil e cabe ao educador saber se adequar a cada momento.
Portanto, é necessário que seja criado um novo profissional capaz de lidar com assuntos relacionados à educação, é preciso que ele não seja somente racionalista, empirista, intelectualista, apriorista ou que tenha somente um posicionamento critico, mas que utilize tanto um