Perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do administrador
Esta pesquisa aborda de maneira clara e concisa, a atuação e as perspectivas dos profissionais de Administração, na sociedade e organizações empresariais, tendo como base, a análise dos resultados da Pesquisa Nacional do Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador; promovida pelo CFA- Conselho Federal de Administração em parceria com o Sistema CFA/CRAs. Administrar compreende a aplicação de um conjunto de processos de planejamento, organização, direção e controle na utilização de recursos, visando atingir objetivos definidos para uma empresa de qualquer porte, utilizando ferramentas como conhecimento, habilidades e atitudes. O País tem hoje mais de 305 mil administradores registrados, junto aos conselhos regionais de Administração (CRAs) no Brasil. No entanto, o Conselho Federal de Administração estima que no Brasil existam mais de 02 milhões de administradores registrados ou não.
Vivemos numa sociedade de organizações que se torna cada vez mais complexa. O núcleo da sociedade moderna é a organização administrada. A instituição social é a maneira usada pela sociedade para conseguir que as coisas sejam inventadas, criadas, desenvolvidas, projetadas e feitas. São as empresas, as maiores representantes das instituições sociais, além de reunir recursos materiais para produção das coisas necessárias à sociedade, congrega um grande número de recursos humanos que contribui cada qual com a sua especialidade.
O estudo da área de Administração é imprescindível, à medida que os profissionais dessas áreas são responsáveis pela sustentabilidade e expansão das empresas. A direção, a análise e o planejamento das maiores instituições da sociedade moderna são realizados por esses membros. Dentro desses sistemas, o administrador é quem toma as decisões e dirige a organização, para que atue de maneira mais eficiente e eficaz.
Devido à necessidade da formação de equipes nas