perfil epidemiológico da tuberculose no ceará
O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (em 24 de março de 1882) pelo Dr. Robert Koch.
Desenvolvimento
Aspectos Epidemiológicos da Tuberculose
A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micro bactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, ela expele ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o, a falta de higiene, má alimentação, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.
A tuberculose é uma doença que tem cura e o tratamento é viabilizado integralmente pelo SUS. As populações vulneráveis, como: 0s Indígenas, portadores de HIV/Aids, população privada de liberdade, moradores de rua, crianças e idosos. São as que algumas vezes tem mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial