Perfil Do Relevo
PERFIL E OUTRAS
REPRESENTACÕES DE RELEVO
Ângulo de inclinação: tg 80m / 1100m = tan 0,0727 = 40
9.1 INTRODUÇÃO: DECLIVE TOPOGRÁFICO
Percentagem de declive:
80m / 2300 X 100 = 3,5%
Declinação é sinónimo de inclinação, e caracteriza-se por um ângulo entre uma superfície inclinada e um plano horizontal. Portanto, a declividade é independente do comprimento linear recto da superfície; existem declives de 20° que são tanto em linhas longas, quanto em linhas curtas, ou seja diferentes comprimentos de rampa podem ter a mesma inclinação. O importante nestes casos é apenas a medida de elevação vertical (V) relacionada com a distância horizontal (H) correspondente. Assim, o declive é a relação entre V e H, que pode ser expressa em graus ou em percentagem.
Existe um ábaco transparente (Figura 9.2) para a medição de declives em cartas topográficas eliminando a necessidade se fazer cálculos, (a equidistância entre as curvas de nível e a escala devem estar em conformidade com as especificações do ábaco. Modelos para outras escalas e equidistâncias podem ser confeccionados).
Colocando-se o ábaco (transparente sobre a área da qual se quer medir o declive), girando o para que as linhas curtas sejam paralelas às curvas de nível do declive. Procura-se a coluna de linhas cujo espaçamento coincide com a separação planimétrica das curvas. (Nos casos em que espaçamento não coincidem, fazer uma estimativa baseada nos valores das duas colunas mais próximas) Ler no ábaco a percentagem ou grau em baixo da coluna de linhas.
Graus de declive: á = tangente V/H = ângulo de inclinação
Percentagem de declive:
X % = V/H * 100 = a percentagem de inclinação
A expressão percentual da declividade é de mais fácil cálculo, muito semelhante à medida em graus quando os declives são pequenos (de 0 a 10°).
Contudo, um ângulo de 45° equivale a 100% de declividade, ilustrando que graus e percentagem são bastante diferentes para valores médios e altos de declividade. 9.2 O PERFIL TOPOGRÁFICO
É