Perfil do Profissional de RH com a perspectiva das relações humanas
Segundo Chiavenatto (2004 pag. 6 e 7) a gestão de pessoas é uma área complexa e situacionais onde diversos fatores influenciam para a execução da mesma. Dentre esses fatores ele destaca a cultura organizacional, os tipos de negócios, os sistemas de informações dentre tantos outros que determinarão o sucesso da organização através dos objetivos almejados.
As pessoas são fundamentais para o desenvolvimento e sucesso das organizações, e é necessário à conscientização de que é preciso valorizar e investir nos colaboradores, pois assim “as pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização dependendo da maneira como elas forem tratadas”, portanto é importante reconhecer a significância de cada colaborador para que a organização seja eficiente e eficaz. (CHIAVENATO, 2004, PAG. 10).
Segundo Ribeiro, enxergar os colaboradores como parceiros, e não como recursos, auxilia no novo modelo de gestão de pessoas, porque, a partir dai as empresas só tem a ganhar dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
Desenvolvimento das pessoas
O autor Ximenes (2000, pag.305) descreve desenvolvimento como: “Fazer Crescer, progredir, prosperar, tornar melhor, ou mais capaz, empregar, exercer, dar origem, gerar, expor em detalhes, crescer, estender-se, progredir intelectualmente”.
Dutra (2004, pag. 7) afirma que é fundamental investir no desenvolvimento das pessoas para que suas habilidades possam ser aprimoradas, contudo deve-se respeitar sua individualidade para que possam se sentir valorizadas e assim tenham maior comprometimento com seu próprio desenvolvimento e os resultados das corporações.
Em complemento, a autora Gramigna (2007, pag. 9) apresenta alguns elementos essenciais para o investimento das pessoas. Tais como:
As pessoas são responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso das empresas;
As tecnologias só funcionam com o auxilio e a administração das pessoas;
É necessário respeitar a subjetividade de cada um;
Pessoas sentem o