Perfil do Estudante de Engenharia na PUC GO
Matheus Graciano (PUC Goiás) matheusgrac@gmail.com
Pablo Souza (PUC Goiás) pablo@gmail.com
Lucas Leonardi (PUC Goiás) lucas@gmail.com
João Pedro Lemos Batista (PUC Goiás) joaopedroleb@gmail.com
Flavia Santos (PUC Goiás) flavia123santos@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Todo o planejamento de educação, para ser adequado, deve considerar informações e características específicas do aluno, para que o conhecimento obtido seja usado na elaboração da metodologia de ensino de uma instituição. Desta forma, estudos que analisam o perfil do estudante são indispensáveis para construir a estrutura educacional de um padrão acadêmico.
Qual é o perfil do estudante universitário do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás? Foi com essa questão em debate que buscou-se conhecer aspectos importantes do universitário da PUC-GO.
Foram coletadas informações dos alunos de Engenharia, como os meios de transporte usados por eles e a idade dos ingressantes, além de dados singulares da vida do estudante fora da Universidade. Costa (1992) apud Magalhães e Carzino (2002) diz que esses estudantes trabalhadores acumulam conhecimentos práticos sem a devida compreensão científica. Isso apresenta uma das possíveis deficiências de métodos de ensino adotados no país, onde o jovem aprendiz não consegue criar uma conexão entre a teoria e a prática.
A estrutura curricular do curso de Engenharia Civil prevê uma média de 20 horas de atividades semanais, que pode variar, dependendo do momento do curso ou das disciplinas que preenchem a grade do aluno, e não considerando o tempo dedicado aos estudos individuais, em grupo e à elaboração de trabalhos acadêmicos.
Entre os tópicos de pesquisa abordados está a forma como o aluno ingressou na Universidade. Se a escolha foi por motivação própria ou por influências externas, como, por exemplo, de familiares ou até mesmo do mercado de trabalho.
Com o