Perfil da Alimentação dos Brasileiros
3.1. PERFIL DO CONSUMO ALIMENTAR NUTRICIONAL DOS BRASILEIROS
O consumo de alimentos, bem como, o consumo de outros bens é determinado por fatores econômicos, sociais e culturais. Entre os fatores econômicos incluem-se os preços dos alimentos, os preços dos bens complementares e substitutos, o nível da renda da população e sua distribuição, além da quantidade de mercadorias ofertadas. Os fatores sociais são representados pela escolaridade, grau de urbanização da população, condições de higiene, saneamento e moradia, atendimento de profissionais da área de saúde e nutrição, estágio de vida, número de pessoas integrantes das famílias, mudanças na organização familiar, dentre outros. Os fatores culturais são aqueles encontrados nos padrões de conduta intrínsecos a determinados povos, regiões e grupos familiares, são transmitidos de geração a geração e sofrem a influência de questões morais, religiosas e até modismos.
De acordo com Faganello (2002):
(...) a conduta alimentar obedece mais a influência dos hábitos e costumes que a da razão ou instintos e depende da disponibilidade, tradições e experiências prévias e interações de fatores psicológicos e não psicológicos e o conhecimento profundo sobre a natureza dos hábitos e de como são gerados e evoluem é fundamental para se compreender a conduta alimentar (FAGANELLO, 2002, pág. 3)
Ainda segundo a referida autora:
(...) os hábitos alimentares podem referir-se a : ao que se come, quanto, como, quando e onde se come. Nesse contexto inserem-se fatores como números de refeições realizadas no dia, seus horários, alimentos de usomais freqüente, aspectos sensoriais preferidos ou mais prestigiados, composição final da dieta, hábitos de higiene, de compra, armazenamento e manipulação dos alimentos, aos ritos e tabus ou varias outras combinações desses aspectos(...)
(...) a aquisição de alimentos é função das necessidades alimentares, do poder aquisitivo da família, da estrutura