Perdas na construção civil
PERDAS DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: um estudo de caso.
Feira de Santana – BA
2011
PEDRO MÜLLER SILVA CARVALHO
PERDAS DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: um estudo de caso.
Pré-projeto solicitado pela docente Cintia Fontes que ministra à disciplina Projeto Final I, como requisito parcial de avaliação.
Feira de Santana – BA
2011
Conteúdo 1 INTRODUÇÃO 4 2 JUSTIFICATIVA 7 3 OBJETIVOS 8 3.1 OBJETIVO GERAL 8 3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 8 4 MÉTODO DE PESQUISA 9 5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 11 5.1 CONCEITOS 11 5.1.1 PERDAS 11 5.1.2 CLASSIFICAÇÃO DAS PERDAS 13 6 LIMITAÇÕES 17 7 REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 18
INTRODUÇÃO
Com a crescente expansão do setor da construção civil, a falta de matérias é mais uma das barreiras que o setor encontrou para a entrega de seus produtos, além dos muitos que já existiam. As empresas de construção civil têm convivido, há tempos, com a crítica de pertencerem a um setor desperdiçador de recursos e, em particular, quanto ao uso dos materiais, a geração de entulho é algo sempre debatido nos meios de comunicação.
Muito ainda se discute sobre as perdas de materiais na construção civil. Os poucos estudos aprofundados sobre o tema realizados no Brasil até o momento indicam percentuais de perdas de alguns materiais bastante elevados. Talvez a motivação seja a baixa nos lucros, ou mesmo, a preocupação ambiental que veio a tona recentemente. Mas o desperdício é comumente relacionado às perdas em materiais de construção, esse conceito precisa ser expandido.
O conceito de perdas na construção civil é, com freqüência, associado unicamente aos desperdícios de materiais. No entanto, as perdas estendem-se além deste conceito e devem ser entendidas como qualquer ineficiência que se reflita no uso de equipamentos, materiais, mão de obra e capital em quantidades superiores àquelas necessárias à produção da edificação. Neste