Perdas comercias energia
Uma outra sugestão:
Quem não ouviu ou lembra-se da fábula da Formiga e Cigarra? (faça um refresh http://etablissements.ac-amiens.fr/0601178e/quadriphonie/IMG/pdf_cigarra_formiga__texto.pdf )
Pode ser utilizado essa mesma história, adaptando-a a fenómeno corte de energia.
Continua a mesma "história" que conhecemos: a formiga sempre a trabalhar e a cigarra sempre na sua zona a curtir os dias sem nada para fazer
Inovação: um dia a cigarra vê a formiga com uma factura de electricidade e diz:
- Coitadinha, indo pagar à Electra; Eu tenho Luz grátis, chamei o "Ladron di luz" e ele fez uma ligação clandestina. Tu é que estás pagar a minha conta de luz. ahahaha
(se a campanha for de animação (para ser transmitida na TV), logo após essa frase aparecerá a imagem de uma mosca (ladron di lus) a fazer uma ligação clandestina)
No seguimento da conversa a formiga dá uma resposta " bem dada" sobre o porquê de ela preferir estar na legalidade, ter um contrato e pagar o que ela consumiu
(neste ponto será abordada o problema de tesouraria, a sobrecarga das IP´s, entre outros aspectos técnicos, enfim, tudo aquilo que gostaríamos de explicar a uma pessoa sobre a problemático do furto de energia).
Dias depois a Cigarra aparece num balcão da Electra, e 1 mês depois recebe uma factura e ela diz:
Vou imediatamente pagar esta factura para poder ter um fornecimento de energia de qualidade.
Opcional:
No final a Cigarra pode deixar uma mensagem "bem directa" aos caboverdianos sobre a problematica da Fraude e furto de energia.
Se assim entenderem, poderá ser utilizado as figuras do "Lobo i Xibinho" que já é conhecido por todos.
Importante: Para garantir uma melhor comunicação e conseguir que a mensagem chegue a TODOS, é importante que a campanha seja em "CRIOLO" e com palavras e ideias simples.
Sendo em português e com termos técnicos, o publico que se pretende atingir irá simples