Perda de oxidos de ferro nos solos
EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO SOLO
Indique amigos e ganhe até 100% de desconto na mensalidade! Bolsa Aluno por Aluno. Procure a Secretaria Geral.
1) Diferencie Fatores e Processos de formação de solos.
Fatores de formação do solo são as transformações nos materiais minerais e orgânicos, durante os processos de formação de solos, já os processos de formação são aqueles que os solos sofrem ao longo dos anos como adição, remoção, transformação e translocação.
2) O que é um solo jovem? Quais são as possíveis razões para um solo ser jovem?
Solo jovem significa que a pedogênese foi pouco intensa. Um solo é jovem devido as condições de relevo (plano, clima frio ou seco), ou a taxa de erosão foi maior que a taxa de pedogênese (relevo acidentado), formando um solo pouco espesso, podendo apresentar minerais ainda passíveis de intemperização.
3) Materiais de origem iguais podem formar solos diferentes? Por que?
Sim. Porque dependendo da forma de ação dos fatores de formação dos solos, como o intemperismo, solos com materiais de origem iguais podem formar solos diferentes.
4) É possível a existência de solo jovem em condições de clima tropical e tempo de exposição longo? Justifique.
Sim. Quando a pedogênese é pouco intensa, isto ocorre em solos de relevo plano, clima frio ou seco; ou que a taxa de erosão foi maior que a taxa de pedogênese (relevo acidentado), formando um solo pouco espesso, podendo apresentar minerais ainda passíveis de intemperização. Característico em solos de encosta de morros.
5) Em condições tropicais e material de origem similar, onde se esperam solos mais profundos, relevo plano ou acidentado? Se o material de origem for diferente, qual solo será mais profundo, sobre quartzito ou basalto? Explique.
Em solos com o relevo plano é comum a sua profundidade ser maior. Basalto, pois esta rocha origina solos mais argilosos e de difícil