Perda auditiva relacionada ao trabalho
Introdução
Ruído
Ruído Ocupacional X Audição
PAIR – Perda Auditiva Induzida pelo Ruído
Fatores agravantes
Alterações associadas
Como constatar a PAIR?
Exame audiométrico
Como prevenir a PAIR
Objetivos do PCA
Equipamentos de Proteção Individual Auditivo
Caracterização dos EPI’s auditivos
Contra indicações e higienização do protetor auricular
Conclusão
Referências
Título
Prevenção de perdas auditivas ocupacionais causadas por ruídos
Introdução
Os termos “som” e “ruído” são utilizados com muita frequência hoje em dia, o som lembra-se de algo harmonioso como uma bela música, o ruído é associado a algo indesejável como barulhos insuportáveis, exemplos: buzinas, explosões, barulho de máquinas, etc. Contudo existem padrões estabelecidos que indique o quanto de som ou ruídos um indivíduo pode tolerar, a orientação é que não ultrapassem 85 a 90 dB.
Conceito
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é a perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído. A PAIR é de caráter irreversível, progressivo e quase sempre atinge ambos os ouvidos.
Ruído Ocupacional x Audição (Asp. de Ergonomia)
O ambiente de trabalho ruidoso pode gerar três tipos de alterações auditivas:
• Perda Auditiva Temporária ou Fadiga Auditiva: pode ser notada após extensa jornada de trabalho e quando cessada a exposição ao ruído, à audição retorna aos níveis normais após horas ou dias longe do ruído.
• Trauma Acústico: lesão causada por explosões ou detonações. É uma perda auditiva de instalação súbita, provocada por ruído repentino e de grande intensidade. Nesses casos a audição pode ser recuperada total ou parcialmente com tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico.
• Perda Auditiva Permanente: é a perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR). A ocorrência das perdas auditivas depende de fatores relacionados ao indivíduo, às características do ruído, ao tipo de exposição e ao ambiente .
PAIR – Perda Auditiva Induzida pelo Ruído
A PAIR é a perda auditiva causada