percusao
UMA ABORDAGEM INTEGRADORA NOS PROCESSOS DE
ENSINO E APRENDIZAGEM DESSES INSTRUMENTOS
Rodrigo Gudin Paiva rodpaiva@floripa.com.br professor da UNIPLAC – Universidade do Planalto Catarinense.
Resumo
Esta pesquisa, realizada para o Mestrado em Música da UNICAMP, consiste em um estudo a respeito dos processos de ensino-aprendizagem da percussão, tendo como objetivo principal refletir sobre a prática pedagógica relacionada ao ensino desses instrumentos.
Descreve a elaboração e a implementação de uma proposta para metodologia de ensino que pretende ser contextualizada e privilegiar uma abordagem integradora, tratando de aspectos relacionados não só com a mecânica e a técnica instrumental, mas também com performance, apreciação e criação musical. O estudo foi desenvolvido em uma escola livre de música que atende alunos de classe média-alta, e em um projeto social que atende crianças e adolescentes de baixa renda.
Palavras chave: Percussão, Ensino Instrumental, Prática Pedagógica em Música.
Considerações iniciais
Em uma análise para materiais didáticos, conhecidos como métodos de bateria e percussão, pude constatar que a maioria dos métodos analisados traz uma série de ritmos e exercícios para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à mecânica instrumental, principalmente técnica, coordenação e independência, ou ainda relacionadas à teoria e notação musical (Paiva, 2001). Não encontrei a preocupação quanto à integração dessas atividades a questões musicais de caráter mais amplo, como as capacidades de performance em grupo, improvisação, criação, apreciação e crítica musical.
Da mesma forma, pude sentir a falta de flexibilidade e as dificuldades em adaptar propostas e métodos de ensino a diferentes realidades educacionais no decorrer dos últimos 15 anos de atividades profissionais no ensino de percussão. Aulas particulares e aulas em grupo ministradas em conservatórios e escolas livres de música, disciplinas e projetos de extensão