Percepção
Há inúmeros fatores que interferem na maneira como percebemos a nós mesmos e ao mundo que nos cerca, mas podemos dividir em dois grupos:
1- fatores internos do indivíduo e
2- fatores externos a ele. Citamos alguns fatores internos importantes como: fatores físicos ( inatos ou não), exemplo: capacidade auditiva, grau de visão, capacidade de olfato, sensibilidade táctil, capacidade de movimentação, etc fatores genéticos, como por exemplo o daltonismo , que é a dificuldade de distinguir algumas cores, como o verde e o vermelho fatores de personalidade, como as tendências depressivas ou positivistas, condicionamentos anteriores, memórias de acontecimentos anteriores, etc. e outros fatores externos, como: fatores culturais ( escolaridade e conhecimentos, mitos e crenças) fatores sociais (ex.: fome, insegurança). Um mesmo indivíduo pode perceber os mesmos fatos e objetos, de forma distinta , dependendo dos fatores envolvidos. Ex.: ver um vulto projetado na parede numa noite escura , estando sozinho em casa , gera uma reação diferente da que se tem, se estamos acompanhados , com a casa cheia de gente.
As percepções, portanto são variáveis e nunca estáticas, iguais para todos.
Sensações: São o resultado da percepção por nossos sentidos e são elas que provocam nossos comportamentos. A propaganda busca despertar sensações propícias ao consumo, com a apresentação de estímulos que as provoquem na direção desejada.
Mas, o que desperta o interesse da pessoa e facilita a percepção? É a NECESSIDADE. Se precisamos de um retrós de linha vermelha, ainda que tenhamos uma gaveta repleta de retroses de linhas coloridas, nossa atenção está voltada para a busca de um retrós vermelho e isso faz com que só vejamos o vermelho. Os demais são descartados como não importantes e não memorizamos.
Desta forma, é importante sabermos como sentimos as nossas necessidades.
ESCALA DE NECESSIDADES DE MASLOW
O SOCIÓLOGO Maslow, estudando os motivos que