Percepção visual
ANA CAROLINA MOREIRA DOS REIS
CARLA FERREIRA DE SANTANA
NAIARA MATOS B. DE L. BRITO
SANDY MAYRA
TAÍS YANE LIMA SILVA
PERCEPÇÃO VISUAL
Feira de Santana-BA
2013
ANA CAROLINA MOREIRA DOS REIS
CARLA FERREIRA DE SANTANA
NAIARA MATOS B. DE L. BRITO
SANDY MAYRA
TAÍS YANE LIMA SILVA
PERCEPÇÃO VISUAL
Relatório desenvolvido durante a disciplina de Psicologia Geral I como parte da avaliação do 1º Semestre do Curso de Psicologia.
Professor: Hugo Matias.
Feira de Santana-BA
2013
Percepção é a capacidade de vincular os sentidos a outros aspectos da existência, como o comportamento, no caso dos animais em geral, e o pensamento, no caso dos seres humanos. Esta apresenta um nível de complexidade mais alto do que a sensação, e por isso mesmo ultrapassa os limites estruturais dos sistemas sensoriais, envolvendo também outras partes do sistema nervoso, de funções não sensoriais.
Nossa percepção pode ser facilmente enganada, a luz, a sombra e as cores iludem nosso cérebro fazendo ele acreditar no que ver e as vezes o que se vê não é real. È o que acontece com esse experimento, dos quadrados ,eles parecem ter diferentes tons de cinza porem não é bem assim. Este teste foi realizado após a equipe ter assistido o vídeo da série Teste seu Cérebro (Test our brain) do canal de televisão National Geographic, o teste dos quadrados. No vídeo é mostrado dos quadrados com cores obviamente distintas, o quadrado de cima cinza escuro e do de baixo cinza claro.
O experimento fora realizado com 10 voluntários, T.S.C. 21, T.S.S.C. 46, e I.S. C 19, E.L. S 41, R.H.F.J 22,. E.O.S 35, E.O.S 66,R.R, G.13,N.S.
A primeira a realizar o teste foi T.S.C, a participante disse que os respectivos cubos tinham sim a mesma cor, o que diferenciava era sua posição, pois estavam inclinados e a luz não atingia os cubos da mesma forma.
A segunda participante, T.S.S.C., disse também que ambas as cores eram iguais, o diferencial então seria a imagem