Percepção visual
A percepção visual é uma função de nossos olhos e cérebro. Algumas teorias afirmam que vemos imagens como um todo e, em seguida em partes. As imagens podem ser decompostas em seus elementos visuais: linha, forma, textura e cor. Juntos, eles permitem que nossos olhos vejam as imagens e o cérebro reconheça. Outras acreditam que o todo não é somente a junção das partes.
São inúmeros os fatores que influenciam na percepção, sejam eles internos ou externos. E também a diferença de percepção entre homens e mulheres.
Por esse motivo, apresentamos a pesquisa abaixo, que teve como objetivo, identificar as variáreis da percepção.
A percepção é a função cerebral que dá significado aos estímulos sensoriais. É a interpretação e organização das informações obtidas pelos sentidos. Do ponto de vista cognitivo, a percepção também envolve os processos mentais, a memória e outros aspectos que influenciam na interpretação das informações.
Conforme adquire-se novas informações, a percepção tende a alterar. Algo desconhecido é visível, mas não perceptível, uma vez que a pessoa não tem conhecimento dele. Num montante de informações, a tendência é que seja identificado aquilo que a pessoa já conhece, que faz parte da sua realidade.
A percepção tem início nas observações feitas por nós. Esse processo faz com que percebamos tais elementos e não outros. Isso se dá pela influência de vários fatores externos e internos.
Algumas teorias apresentam que a percepção se dá primeiro por “partes isoladas” e depois para o “todo”, este por sua vez, é a soma das partes. Porém, outras teorias, por exemplo, a Gestalt, apresentam que existe uma diferença entre a realidade física e a percepção e que com isso, o “todo” não é simplesmente a soma das “partes”.
A Gestalt aponta quatro fatores básicos que influenciam na percepção:
- Tendência: O homem tende a organizar elementos que se encontram próximos um do outro ou que tenham semelhanças.
- Segregação Figura-Fundo: