Percepção dos idosos sobre a influência da atividade em grupo em sua qualidade de vida
Envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam perda da capacidade de adaptação do individuo ao meio ambiente. Isto mostra a vulnerabilidade que as pessoas tem aos processos patológicos e aumenta o risco de morte2,6. Apresenta uma relação direta com a presença de depressão, entretanto esta sintomatologia pode ser ausente ou ter menor prevalência quando esta população participa de atividades em grupo, esses utilizam a prática multiprofissional, que é essencial à atenção integral e promoção de saúde8, 9.
Os grupos de promoção de saúde (GPS) são definidos como uma intervenção coletiva e inter-disciplinar de saúde, constituída por um processo gradual dos seus participantes até o limite ético de eliminação das diferenças desnecessárias e evitáveis entre grupos humanos. Caracteriza-se como um conjunto de pessoas ligadas por constantes de tempo, espaço e limites de funcionamento, que interagem cooperativamente a fim de realizar a tarefa de promoção de saúde14,16. O bem-estar proporcionado pela participação do geronte em atividades grupais contribui para que ele vivencie trocas de experiências e propicia conscientização para importância do autocuidado9. As atividades de lazer e convivência em grupo contribuem tanto para manutenção do equilíbrio biopsicosocial do idoso, como para amenizar conflitos ambientais e pessoais, além da melhora física e as variáveis da qualidade de vida3, 16.
O termo qualidade é de natureza abstrata o que dificulta uma definição exata sobre o que é qualidade de vida. Talvez cada individuo já tenha seu próprio conceito determinado e pode variar de acordo com os diversos fatores que interferem na sua vida. Para um envelhecimento bem sucedido e com boa qualidade de vida é necessário conhecer o que, para a maioria dos idosos, está relacionado ao bem estar, à felicidade e à realização pessoal nessa faixa etária6,18.