percepção da forma
A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais ou artificiais. Sendo as naturais a mudança de ambiente, deformação de ambiente e mudança de clima; e artificiais a camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros e ilusionismo. Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.
Tipos de ilusão
Ilusões de ótica
Ilusões auditivas
Ilusões táteis, gustativas e olfativas.
Ilusões de ótica
Ao contrario do que se costuma pensar, a visão não é uma coisa totalmente física, mas sim uma espécie de experiência psicológica, já que não são nossos olhos que enxergam, mas o nosso cérebro. Uma vez que essas imagens são capturadas por nosso cérebro, ele julga o que realmente está vendo.
Em geral baseiam-se em fatos que são assumidos na interpretação da informação visual. Entre as ilusões desse tipo, destacam-se as figuras ambíguas, ilusões de perspectiva, ilusões de distancia, ilusões de cor, ilusões de luminosidade, entre outras.
A ilusão de movimento, utilizada no cinema, televisão e em diversas formas de animação baseia-se na velocidade de processamento do estímulo visual (fenômeno conhecido como “persistência da retina”).
Um tipo especial de ilusão de óptica são as miragens, distorções ópticas causadas pela atmosfera e que podem ser fotografadas. Embora as miragens causem percepções incorretas (como a existência de água no deserto), o estímulo visual é real.
Grande parte dos números de mágica baseiam-se na exploração das ilusões visuais. Este tipo de mágica é chamado de Ilusionismo.