Percepção comunicação e relaçao a arte de administrar
A PERCEPÇÃO
É definida pela psicologia, neurociência e ciências cognitivas, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais visando dar significado ao seu ambiente. A percepção é importante no comportamento organizacional, já que costuma fazer com que diferentes pessoas tenham diferentes interpretações ou visões, inclusive contraditórias, do mesmo fato ou pessoa. Muitas vezes no ambiente de trabalho, os administradores e seus subordinados ou supervisores veem e descrevem a mesma situação de maneira diferente, pois, isso tem a ver com a percepção de mundo que é diferente para cada um de nós, ou seja, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.
A partir desse pensamento vemos que é improvável que alguém mude as suas percepções enquanto não for frustrado na tentativa de fazer algo baseado nela, lembrando que a capacidade de aprender do ser humano esta na capacidade de abandonar percepções erradas e desenvolver novas.
É através da percepção que as pessoas percebem e se comunicam a partir de finalidades, pressupostos experiências semelhantes.
A comunicação é o processo de transferir informação, significado e compreensão de um uma pessoa para outra de maneira tão exata quanto possível. Comunicação não é só falar com todo mundo ou através dos meios de comunicação calçados de tecnologias e que servem para interligar organizações e pessoas por todo o mundo, mas é temos a percepção de que informação transferida foi recebida e obteve-se o retorno da mesma, ou seja, esta comunicação deve feita com eficiência e eficácia obtermos um bom resultado.
Trazendo isso para o âmbito das organizações, vemos que a comunicação tem por objetivo transmitir uma mensagem e se fazer entender,