Percepção auditiva
As freqüências audíveis estão no intervalo de 20Hz a 20kHz, aproximadamente. A sensibilidade do ouvido varia muito com a freqüência v da onda sonora, criando-se um campo de audibilidade. Quando , em um valor de freqüência audível, fazemos crescer a intensidade física do som, constatamos que:
- a partir de um certo valor da pressão acústica, começamos a perceber som;
- além de um valor bem superior da pressão acústica o som provoca uma sensação penosa e ate mesmo insuportável;
As ondas acústicas podem produzir vários efeitos no organismo, como por exemplo, sensação de mal-estar, vertigem e náuseas. Isso se deve às minúsculas células capilares do ouvido interno que vibram. Essas ondas também podem fazer órgãos internos vibrarem, resultando em dores, espasmos ou até em morte.
Centros auditivos cerebrais. O ouvido externo é constituído pelo pavilhão auricular( orelha) e pelo conduto auditivo externo, o qual liga a orelha no ouvido médio. O conduto auditivo externo é fechado internamente pela membrana timpânica.
Ouvido médio é formado por uma cavidade cheia de ar que esta conectada a rinofaringe, é constituída no tímpano e por três pequenos ossos interconectados: o martelo, a bigorna e o estribo. O tímpano é uma membrana muito durável e bem esticada que vibra. Quando a onda alcança uma compressão força o tímpano para dentro e a refração a força para fora, logo o tímpano vibra com a mesma freqüência da onda, como ela esta conectada ao martelo, os movimentos do tímpano colocam o martelo, a bigorna e o estribo em movimento com a mesma freqüência da onda. O estribo é conectado ao ouvido interno, assim as vibrações do estribo são