Percepçoes do idoso quanto a sua funçao na sociedade
IDOSO: FONTE DE CONHECIMENTO SUBESTIMADA
Dourados
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS – UFGD
IDOSO: FONTE DE CONHECIMENTOSUBESTIMADA 1
Artigo apresentado na Disciplina de Laboratório de Textos Científicos I sob supervisão do ______________ como requisito de avaliação na referida disciplina.
Dourados
2013
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções do idoso do Asilo da Velhice Desamparada, Dourados, MS, e do idoso que vive fora da instituição, quanto o seu papel na sociedade nesta idade da vida. Para se alcançar os resultados, foi realizada pesquisa qualitativa com um grupo de idosos residentes naquela instituição, por meio de entrevista semi–estruturada individual. Para que pudéssemos chegar a uma compreensão mais profunda do assunto. A análise das entrevistas nos revelou achados interessantes como a compreensão e a visão limitada do tema por parte dos residentes do asilo, e uma compreensão muito mais critica por parte dos idosos não institucionalizados. A partir dessa compreensão, os principais resultados nos sugerem que o idoso asilado é desmotivado e tem baixa autoestima. A situação em que se encontram, institucionalizados, pôde despertar nesses idosos sentimentos desejos que surgem como expressão de exclusão e limitação. Ao contrario do outro grupo que tem total liberdade de realizar diversas atividades, porem quando o assunto é trazer algo para o mundo sente se limitado.
Palavras-chave: Idoso, asilo, senilidade, utilidade, instituição.
Abstract: The aim of this study was to analyze the perceptions the elderly asylum of the Velhice Desamparada, Dourados, MS, and the elderly who lives outside the institution, as its role in society in this age of life. To achieve the results, qualitative