percepçao
O fisioterapeuta colhe os dados pessoais do paciente, bem como os motivos que o levaram a buscar por um tratamento, além da queixa principal, é verificado se o paciente fez algum tratamento estético, quais foram os resultados, e qual procedimento cirúrgico foi adotado.
Caso o paciente seja do gênero feminino, o fisioterapeuta procura colher dados acerca do ciclo menstrual, uso de anticoncepcionais, eventuais gestações e número de filhos, alterações hormonais, estado emocional, dentre outros de caráter ginecológico. Caso o paciente seja do gênero masculino, os dados colhidos são de ordem urológica.
Após, o fisioterapeuta procura se interar dos hábitos de vida do paciente, verificando se o mesmo faz uso de bebidas alcoólicas e de tabaco, se pratica esportes e qual a modalidade desportiva, o tipo de alimentação, a quantidade de ingestão diária de líquidos, a utilização de medicamentos de uso contínuo, e no caso de mulheres, se as mesmas fazem uso de DIU, além dos métodos conceptivos já colhidos.
Durante a anamnese é verificado também se o paciente faz uso constante de álcool, possui algum problema cardíaco, renal, respiratório, circulatório, metabólico ou outros.
Logo em seguida, são verificados os sinais vitais do paciente e determinado o seu perfil morfológico (estrutura corporal) como sendo ginóide (maior pare da gordura corporal localizada abaixo da linha da cintura) ou andróide (maior parte da gordura corporal localizada acima da cintura).
O fibro-edema-gelóide (FEG) possui 04 graus (estágios), podendo sua forma clínica apresentar-se compacta, flácida, edematosa ou mista. Além disso, pode estar associado à obesidade ou gordura, podendo apresentar dores espontâneas ou sob pinçamento . A lipodistrofia localizada é comumente conhecida como “gordura localizada”.
A flacidez cutânea ocorre quando a qualidade das fibras