Pequeno tratado das grandes virtudes - resumo prudencia
-Prudencia é o que permite deliberar corretamente entre o bem ou o mau e agir em consequência disso. habilidade de escolher ações virtuosas e dispensar as viciosas. Prudencia nos faz abster-nos dos prazeres momentâneos que podem nos causar dor futura. O homem prudente é atento não apenas ao que acontece, como também o que pode vir acontecer no futuro.
-Prudencia no sentido moderno, quer dizer precaução. Porém, há riscos que é necessário correr. No sentido antigo, prudencia quer dizer, 'virtude do risco e da decisão'. Prudencia não quer dizer falta coragem ou medo. Prudencia sem a coragem, ela seria apenas covardia. E coragem sem prudencia seria apenas loucura. Uma prova disso são exploradores, navegadores ou alpinistas. São pessoas que dependem da prudencia para se manterem vivas. Ocupações do mais alto risco, porém se forem feitas com prudencia, conhecer os limites de cada um, é possível desempenhar da maneria correta.
-Prudencia não é relacionada apenas a preservação da nossa existencia. Em muitos casos também envolve a existência de outras pessoas ao nosso redor, como direção imprudente, que pode nos trazer danos, e causar danos as pessoas ao nosso redor. Ou sexo sem segurança, que também pode causar danos as outras pessoas. Um pai imprudente pode muito bem amar seus filho, porém caso algo aconteça, e esse algo poderia ter sido evitado com prudencia do pai, ele não seria culpado, mas também não seria de todo inocente. Primeiro não prejudicar, depois proteger.