Pequeno Sol - Sansão
Introdução
Há alguém aqui entre nós que conhece a história do pequeno sol, como ele surgiu e como ele se pôs? Certamente que todos aqui conhecem a história do pequeno sol, sua ascensão e que-da são contadas desde a infância dos cristãos, sermões, livros e até filmes divulgam a sua his-tória. E mesmo assim você diz que não conhece a história do pequeno sol?! Certamente você conhece, estamos falando de Sansão, palavra hebraica, que significa “pequeno sol”.
Biografia de Sansão
Sansão, do hebraico, Pequeno sol. Foi o décimo terceiro juiz de Israel, Jz. 13:2-5; julgou em Israel durante 20 anos, Jz.16:31. Filho de Manoá, Jz. 13:2; nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe, por isto não poderia passar navalha em sua cabeça (aqui residia o segredo de sua força), Jz.13:5. Casou-se indevidamente com Dalila, uma mulher filistéia (estrangeira) Jz. 14:1, a qual foi o pivô de sua queda e ruína, Jz.16. Pôs fogo nas searas dos filisteus, Jz. 15:5; feriu mil homens com uma queixada de um jumento, Jz.15:15. Ao ser traído por Dalila, seus olhos foram furados, perdeu a sua força e, por fim, morreu soterrado debaixo dos escombros do palácio do rei da Filístia, Jz.16:30-31.
O escrito sobre Sansão é para o nosso ensino
“Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito”, Rm. 15:4. Sendo assim, vamos extrair desse escrito alguns ensinamentos que poderão nos ajudar a tomar decisões acertadas.
No estudo passado estudamos sobre o “calcanhar de Aquiles”. Abordamos os pontos fracos de cada cristão, vimos que é preciso ter uma blindagem especial para proteger os pontos vulnerá-veis de nossa vida, a fim de que o Diabo não venha tragar os desavisados. Hoje, inversamente, mas, na mesma direção, estudaremos os “pontos fortes de Aquiles”, isto é, de Sansão. Vere-mos que o “sono espiritual” faz do forte um fraco!
1. Sansão era muito forte, bonito, e por vinte anos foi a autoridade máxima em Israel; era res-peitado pelos patrícios, muito