Pequeno principe
A obra conta a aventura de um pequeno garoto que mora em um asteróide. A história é contada do ponto de vista de um homem adulto, mas que nunca esqueceu sua criança interior, diferente dos outros adultos que surgem durante a história.
O principezinho antes de chegar a Terra, passou por outros planetas e encontrou como posso dizer pessoas bem diferentes. Adultos como os que vemos hoje, perfeitamente descritos em suas essências: o viciado em trabalho, o bêbado, os autoritários, etc. Não há como não enxergar em cada um desses personagens, um adulto que conheçamos.
É uma critica aos adultos as suas formas de agir para com os outros, as suas faltas de criatividade em ver o mundo, basicamente, a perda da sua essência infantil. Porque quando uma criança vira gente grande, esquece que foi criança, pois pensa que não tem mais tempo para isso, não encontra mais razões para ver a inocência das coisas porque há muito acredita ter perdido a sua própria. E o pequeno príncipe representa essa inocência infantil, a curiosidade, à vontade de saber mais sobre o universo e a vida e, como as crianças, o pequeno príncipe jamais recua diante uma pergunta já feita.
Como base na obra de Antoine de Saint-Exupèry foram desenvolvidas as questões.
ANÁLISE DA OBRA “O PEQUENO PRINCIPE”
1- O romance “O Pequeno Príncipe” de Antoine –Sxupéry, embora a principio, pareça um romance simples, apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente entre outros.
Se você tivesse que trocar de lugar com um dos personagens do romance, qual seria? Porque?
2- O romance mostra uma profunda mudança de valores e, sugere ao leitor o quão equivocados podem ser os nossos julgamentos e, como eles podem nos levar a solidão. O livro nos leva a reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues ás preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.
Na sua opinião, porque somos