Pequeno Artesão
O Projeto Pequeno Artesão foi criado para oferecer respostas a desafios colocados pela realidade social brasileira. Idealizado como projeto de combate à probreza, suas ações beneficiam particularmente brasileiros situados nas comunidades mais pobres do país. É uma iniciativa norteada pela convicção de que as práticas culturais populares, como o artesanato tradicional, são um poderoso acervo para transformações sociais.
O Projeto Pequeno Artesão valoriza a identidade cultural das comunidades onde atua e possibilita o florescimento de soluções capazes de mudar o cotidiano de centenas de brasileiros talentosos – os artesãos, levando trabalho e renda às famílias, mas, sobretudo orgulho, reconhecimento e inclusão cidadã.
O Projeto Pequeno Artesão deve ser realizado porque através dele, conseguimos resgatar e valorizar o artesanato como patrimônio cultural brasileiro.
Além do desenvolvimento humano e técnico dos artesãos, ampliando oportunidades de trabalho para os mesmo e gerando renda, assim, contribuindo para o progresso socioeconômicos onde o projeto atua. Através do artesanato, fazemos a reciclagem de variados produtos que causam danos ao meio ambiente, e a partir do artesanato contribuímos para a diminuição dos impactos ambientais, geramos empregos diretamente e indiretamente e etc.
O objetivo geral do projeto é usar materiais recicláveis para o artesanato gerando benefícios para a sociedade a longo prazo.
O nosso objetivo especifico é desenvolver projetos com uma série de atividades socioeducativas para crianças, jovens e educadores. Este programa também prevê projetos de publicações sobre o artesanato de tradição como patrimônio cultural com o objetivo de difundir conhecimentos para o público em geral e um calendário de exposições no espaço da galeria Pequeno Artesão.
O nosso público-alvo são os brasileiros situados nas comunidades mais pobres do país.
Nossa metodologia baseia-se em:
- Ação social focalizada: a pobreza não é igual