pequena geografia critica - questionario
1. Como havia falado em sala de aula, diferentemente do SABER (obtido “espontaneamente” a partir das atividades cotidianas), a Ciência é um conjunto organizado (sistematizado) de conhecimentos relativos a um determinado objeto. Assim, não é qualquer conhecimento que pode (ou poderia) ser considerado científico, é necessário seguir um método e definir um objeto de estudo. No capítulo “O objeto da Geografia” o autor destaca justamente essa dificuldade de definir o objeto de estudo da Geografia (no momento em que ela estava sendo estruturada como conhecimento científico). Com a sistematização do conhecimento, baseada no positivismo, para que a Geografia pudesse ser compreendida enquanto Ciência fazia-se necessário definir um objeto de estudo, no entanto, como os conhecimentos geográficos já vinham sendo levantados e estudados desde a Antiguidade, existiam muitas abordagens diferentes. Destaque todas as abordagens (definições), acerca do objeto da Geografia, apresentadas pelo autor e explique cada uma.
R: Como já foi dito, o estudo da geografia acaba se tornando um assunto grandioso onde cada pessoa (autores) acaba que tendo sua propria definição sobre o tema.
Para alguns, a geografia se define como estudo da superfície terrestre, estudo da crosta terrestre ou biosfera. Essas definições são as mais comuns, mas, o estudo da geografia e bem mais amplo, vai alem da superfície terrestre.
Outros autores vão defini-la como o estudo da paisagem. Para estes a geografia se trata de algo com aspectos mais visíveis e objetivos já que esta se preocupa com os elementos e a função deles no espaço.
Outra definição muito parecida com a anterior é a de geografia como estudo da individualidade dos lugares. Esta propõe o estudo da geografia por regiões, individualizando do espaço de acordo com sua função.
Existem também os que definem a geografia como a ciência que estuda o espaço, Nesta concepção, o estudo do atributo espacial de qualquer fenômeno