pentecostalismo e origens
*O mundo presenciava neste período a 1° Grande guerra mundial (28 de julho 1914 - 11 de novembro 1918 ).
*Revolução Russa de 1917.
*Pandemia da gripe espanhola (1918).
*Popularização do rádio e do carro.
*Proclamação república de Portugal (5 de outubro de 1910).
No Brasil
No Brasil o país se encontrava em um período de revoltas e inovação no meio religioso.
*Revolta da Chibata (1910).
*Guerra de Canudos.
*Guerra do Contestado (1912 - 1916).
O país que até então tinha como religião oficial o catolicismo,viu com a transição da monarquia para a república este quadro se transformar,pois a aliança foi desfeita e a criação de novas leis para a liberdade de criação e de escolha religiosa,a partir daí então começa o contato com movimentos religiosos como o pentecostalismo,que surge nos Estados Unidos no início do séc. XX,tendo considerável aumento na América Latina,onde o Brasil atualmente abriga o maior número de evangélicos.
Pentecostalismo no contexto histórico
O pentecostalismo teve sua origem nos Estados Unidos com Charles Fox Parham.No dia 31 de dezembro de 1900, Charles Fox Parham e seus alunos realizaram um culto de vigília em seu instituto bíblico para aguardar a chegada do novo século. Uma evangelista de 30 anos, Agnes Ozman, pediu que lhe impusessem as mãos para que ela recebesse o Espírito Santo a fim de ser missionária no exterior.Ela falou em línguas, fenômeno esse que se repetiu nos dias seguintes com metade das pessoas da escola, inclusive Parham. Nos anos seguintes, Parham deu continuidade ao seu trabalho em várias partes dos Estados Unidos e no Canadá, atraindo milhares de seguidores.
Linha cronológica
(foto 1)
Charles Fox Parham (fundador) em 1905 mudou-se para o Texas e iniciou uma escola bíblica em Houston. Um dos estudantes atraídos por essa escola foi um ex-garçom negro e pregador holiness, William Joseph Seymour.
(foto 2)
William