Pentatônicas
Trechos extraído do livro “ROCK GUITAR SECRETS” de Peter Fischer
O prefixo "penta" vem da palavra grega que significa cinco, então a escala pentatônica é uma escala com cinco notas. Para mim, um simples modo de pensar da escala pentatônica é a escala maior ou menor sem meios tons.
A escala pentatônica é uma das escalas mais utilizadas em praticamente qualquer estilo de música, por isso é muito importante dominá-la. Aqui estão as cinco posições da pentatônica de C maior (ou A menor). Para manter as coisas um pouco mais claras, eu só circulei a nota raiz, neste caso o A. Apenas lembrar que a pentatônica menor de A e a pentatônica maior de C contêm as mesmas notas, simplesmente começam em partes diferentes na escala.
Os diagramas a seguir mostram a pentatônica menor de A (ou Pentatônica maior de
C) tocado em diversas posições ao longo do braço do instrumento. As notas são sempre as mesmas.
VER, SENTIR, TOCAR, PROVAR!
Para conhecer uma escala, é importante a experiência com ela, e não apenas apaticamente toca-la para cima e para baixo. Em outras palavras: Ver, sentir, tocar, provar. Tente, por exemplo, algumas sequências de escala. Sequências de escala são uma série de notas que podem ser repetidos em diferentes partes do braço. Eles são frequentemente classificados em intervalos (Ex.: Em terças) ou por agrupamentos rítmica (Ex.: Grupos de três).
EXERCÍCIOS TÉCNICOS
Aqui estão alguns exercícios que eu acho particularmente útil para usar as escalas pentatônicas. Uma variação com sonoridade mais moderna de digitação para a pentatônica é o padrão com três notas por corda, geralmente utilizado por guitarristas como Alan
Holdsworth e Zakk Wylde. Aqui, dois padrões de pentatônica são combinados em um padrão. ESCALA BLUES
Há aqueles que dizem que não há coisa como uma escala de blues. Ou você tem o blues ou não. Ok ... Estas são "palavras sábias", mas não muito útil quando você está aprendendo a improvisar. É