pensoes
Iraê Baptista Lundin
Regente da Disciplina de Metodologia de Investigação em Ciências Sociais
Instituto Superior de Relações Internacionais
Maputo, 5 de Abril de 2004 (Revisto)
Observação Inicial
A grelha modelo para a elaboração do trabalho científico é apresentada considerando que a teoria constitui seu coração, do contrário trata-se de um trabalho de descrição de factos, eventos, etc. A importância da teoria no trabalho científico prende-se com o facto dela dirigir o resultado final da pesquisa segundo o referencial estruturado por suas proposições.
Recorde que teoria é definida como:
Um conjunto de proposições sobre alguns fenómenos que presumivelmente, podem ser testados empiricamente. Tais proposições são referidas como hipóteses que a teoria confirma num campo empírico geral ou específico.
Num plano mais geral, teorias são:
“Ligações de generalizações de baixa ordem ou proposições que são transformadas em uma rede de proposições que vão tornar possível a previsão e explicação de fenómenos dentro de um campo dado. Tais redes de proposições são assim, geralmente, chamadas teorias” (Pelto 1970: 1-20).
Do ponto de vista operacional, “teoria é uma criação livre da mente sugerida por observação empírica e requerendo apoio de evidências observáveis. Os termos da teoria não possuem significados fixos dos procedimentos experimentais, e ela deve ser frutuosa no que se propõe apesar da evidência para tal ser indirecta” (Nagel 1978: 86).
Procedimentos para o Outline
O outline para a tese de licenciatura deve ser aprovado pelo tutor de método antes de ser entregue ao tutor do tema para o desenvolvimento do trabalho. Deve conter entre 4-5 páginas excluindo as referências bibliográficas, espaço 1, e deve indicar tanto a estrutura como os passos a serem dados até o trabalho final.
O outline deve conter as rubricas 1-10 apresentadas abaixo, com as devidas indicações de como as mesmas