Pensamentos sobre a Educação
Para ele a principal função da educação de um gentleman era criar com a educação o hábito de administrar bem o seu esforço, evitando o desgaste de tempo e força em vão, buscando a felicidade como forma para evitar a todo custo a miséria.
Enquanto havia uma preocupação mais detalhada com a educação dos filhos dos burgueses, restava às crianças pobres descendentes de camponeses expulsos da terra uma escola de rígida disciplina voltada para o trabalho. Este seria o projeto de Locke para a educação popular de massas.
Se hoje há um discurso influenciado pelas idéias neoliberais, afirmando que a educação é imprescindível para a sobrevivência do indivíduo no mercado de trabalho, o pensador de Bristol a via como elemento importante na conquista e manutenção do poder.
“Penso que pode afirmar-se que de todos os homens com que tropeçamos, nove partes de dez são, bons ou maus, úteis ou inúteis, pela educação que receberam. Esta é a causa da grande diferença entre os homens. Os menores e mais insensível impressões que recebemos em nossa mais terna infância têm consequências