Pensamentos do Século XIX
TRABALHO DE HISTÓRIA
Sobre: Pensamentos do Século XIX Pensamentos do Século XIX
NACIONALISMO
Com um pensamentos de unir países e transforma-los em territórios independentes e soberanos, fez os europeus ansiar pelo Nacionalismo.
“O nacionalismo consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.”
Em meio ao próprio contexto geral europeu e também bastante influenciado pelas as ideologias da Revolução francesa , fez com que os europeus absorvesse o ideal nacionalista, tal ideal que penetro no interior da população da Europa.
LIBERALISMO
O Liberalismo , assim como Nacionalismo foi expandido em toda Europa após a Revolução Francesa , tem como fundamento a liberdade de vender , negociar , produzir , comprar , onde a Burguesia tem toda a liberdade de negociação.
“O liberalismo é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. De acordo com essa doutrina, o interesse geral requer o respeito pela liberdade cívica, econômicae da consciência dos cidadãos.” ( http://www.significados.com.br/liberalismo/)
O SOCIALISMO UTÓPICO
Graça a uma obra de Thomas More “Utopia” , surgiu o nome “Socialismo Utópico “ . O nome “Utopia” é referente a algo que nunca pode ser alcançado , agora impossível de se acontecer. Segundo os socialistas , a implantação desse sistema seria de forma prolongada , lenta .
“Socialismo utópico foi uma corrente de pensamento estabelecida por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.