Pensamento sócio filosófico
1. Para os estudos da Filosofia da Educação é sempre importante evitar a ação pedagógica como veiculadora de verdades acabadas e definitivas, pois a filosofia busca evitar que a educação se torne uma verdade inquestionável ou se transforme em adestramento. Por isso, é necessário que a formação do pedagogo esteja voltada não só para o preparo técnico-científico, mas também para a fundamentação filosófica de sua atividade.
A partir da afirmação acima, elabora um texto dissertativo sobre o seguinte tema (com no máximo 15 linhas):
A ESCOLA COMO OBJETO DE ESTUDO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
Inclua em seu texto reflexões sobre as concepções filosóficas da educação proposta pelos seguintes pensadores: Jean-Jacques Rousseau, John Dewey e Michel Foucault.
(Obs.: Sua análise deve ter como pressuposto a leitura e estudo das unidades da disciplina e deve apresentar uma resposta REFLEXIVA, com ARGUMENTAÇÃO, REDAÇÃO PRÓPRIA e CLAREZA DE IDEIAS).
Resposta 1-
Quem disse que ser educador é tarefa fácil?Ser educador não é tarefaPelo que temos estudado nesse semestre, houve várias mudanças no que diz respeito à concepção de educação pelos filósofos que estudados. Também houve mudanças na forma de ensinar e na forma como os educadores tratavam os alunos e se preparavam no dia-a-dia.
O educador deve ter em mente a realidade em que os seus alunos vivem. Deve se ater que quanto mais próximo do cotidiano dos alunos as aulas forem preparadas, melhor será o aproveitamento. Por exemplo, segundo Jean-Jacques Rousseau, filósofo que estudamos, os alunos devem estar em contato com a natureza, ou ao ar livre, pois os alunos podem ser observados e se desenvolvem melhor.
Devemos também nos preparar como educadores, para ensinarmos nossos alunos saber resolver problemas, como expos John Dewey. Não devemos simplesmente levá-los a repetição e a memorização, mas para fazer pesquisas, solucionar questões intrigantes. E devemos ter o poder de ensiná-los e prepará-los para a