Pensamento projectual de arquitectura
Álvaro Siza Vieira
PROJECTO 2011/2012
Professor Arquitecto Ricardo Zúquete
Filipa Lopes
CAIXA DE ESCRITOS
“Six memos for the next millenium”
(leitura/compreensão, análise e crítica)
“Six memos for the next millenium” (“Seis memorandos(notas)para o próximo milénio”) de Italo Calvino, é uma colecção de cinco palestras que o escritor estava prestes a entregar no momento da sua morte. Deixa assim o seu legado como escritor: os valores universais que ele apontava com precisão tornam-se nas palavras de ordem para a “nossa” apreciação de Calvino como ele próprio. O que deve ser valorizado na literatura? Calvino dedica uma palestra/memorando para o leitor, a cada cinco qualidades indispensáveis: LEVEZA, RAPIDEZ, EXACTIDÃO, VISIBILIDADE, e MULTIPLICIDADE. Um sexto memorando (em CONSISTÊNCIA), não chegou a ser passado para livro, e resta-nos apenas a reflexão sobre as suas possibilidades. Italo Calvino dá-nos a mais eloquente defesa da literatura escrita no nosso século – um presente de “como fazer, como escrever, como criar” literatura para o próximo milénio.
Foi a partir destes escritos de Italo Calvino que este texto da CAIXA DE ESCRITOS se foi desenvolvendo, paralelamente a outras ideias/artistas, bem como a possibilidade de o adaptar à criação e aprendizagem da arquitectura.
O texto esta dividido em seis partes distintas, LEVEZA, RAPIDEZ, EXACTIDÃO, VISIBILIDADE, MULTIPLICIDADE e CONSISTÊNCIA. Ao estudá-lo,pude concluir que os cinco primeiros tópicos acabam por se fundir no último, em CONSISTÊNCIA, o que é muito interessante, tendo em conta que nunca chegou a ser “finalizado” por Calvino, acaba por ficar à compreensão de cada leitor; mas, como nem todos os leitores teem a capacidade de absorver tantos (e complexos) conceitos – associado ao estudo da arquitectura – o Professor Arquitecto Ricardo Zúquete criou a “sua compreensão”, por onde gostaria de começar:
Transcrevo então uma parte do texto Estilo de Herberto Helder:
“Se eu