Pensamento Politico-Locke e Hobbes
Relatório de Atividade a Distancia
Ciência Politica
Síntese do pensamento politico de John Locke e Thomas Hobbes
Nomes: Danrlei Levandowski Xavier Douglas Morganti Professor: Heron Ungaretti Vaz
Relatório de atividade a distancia
Síntese do pensamento politico de John Locke x Thomas Hobbes
Apesar de Hobbes e Locke adotarem a mesma estrutura filosófica, vale ressaltar que ambos viveram momentos históricos diferentes, o que contribuiu para que cada um pensasse de forma diferente. São os principais jusnaturalistas moderno, também chamado de contratualista, fazem parte de uma doutrina que reconhece o "direito natural" e a necessidade de um Estado natural por parte dos homens, porém, as ideias desses filósofos, apesar de terem pontos de concordância, se diferem em alguns aspectos.
Thomas Hobbes e John Locke acreditavam que o Estado teria surgido através de um contrato onde os homens estabeleceram regras para o convívio social e subordinação política. Porém apresentam pontos de divergência na definição do estado de natureza. Para Hobbes, o homem, no seu estado de natureza, vivia num verdadeiro estado de guerra. Na falta de um Estado controlador e absolutista, o homem tende a atacar o próprio homem. Tentando subjugá-lo na luta pelos interesses comuns, o homem torna-se lobo do próprio homem, o estado de tensão era constante e os conflitos iminentes, pois os homens, disputando seus interesses, desejavam as mesmas coisas. Ele definiu direito natural como sendo a liberdade que cada homem possui para usar seu próprio poder de acordo à sua vontade. Uma consequência desse estado de natureza hobbesiniano é a dificuldade do homem em gerar riquezas: ocupam-se primordialmente em atacar os outros ou proteger-se contra ataques alheios.
Já para Locke, os homens viviam originalmente num estágio pré-social, pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e