Pensamento filosofico
O pensamento filosófico no decorrer do tempo evoluiu com uma sucessão contínua de instantes, momentos, fases, períodos, épocas que se somaram uns aos outros.
Popper afirma que a mudança cientifica é uma consequência da concepção da verdade como coerência teórica. Desta forma vimos que através de um novo modo de pensar as problemáticas do domínio estremado sobre a natureza em relação às fundamentações da ciência moderna gerando em nossas vidas a duvida, a insegurança diante do futuro, o medo da não sobrevivência.
Conforme Bazzo:
O que se pretende, na realidade, é alcançar uma compreensão cada vez mais sofisticada dos mecanismos internos e externos da ciência e da tecnologia e, por extensão, da engenharia, situando tal compreensão no contexto de uma interpretação de ambas, ciência e tecnologia, como processos sociais. Isto precisa ser feito verificando-se, em algumas situações, o caráter ambiental e socialmente destrutivo de muitas das atividades inerentes a estes processos. Neste objetivo é preciso reconhecer, como essencial para a própria sobrevivência da ciência e da tecnologia, os danos causados pela sua utilização, e não apenas mini valorizá-los como efeitos secundários ou consequências não previstas¹.
Nietzsche soube como ninguém retratar o momento que vivemos ao longo de nossa vida, quando se refere a sermos náufragos ansiando por terra firme em nossos pés, dentro deste universo de incertezas em que estamos, mortais que em sonhos e vidas brincam de ser DEUS.....
¹ Ciência, Tecnologia e Sociedade. E o contexto da educação tecnológica.
Walter Antonio Bazzo.