PENSAMENTO FILOSOFICO O FUTURO DO TRABALHO
CSOS1B
PENSAMENTO FILOSÓFICO
PROFESSOR ANTONIO HENRIQUES
DISSERTAÇÃO SOBRE “O FUTURO DO TRABALHO” DE DOMENICO DE MASI
O FUTURO DO TRABALHO PARA DOMENICO DE MASI
Para Domenico de Masi, a humanidade passou por três grandes períodos históricos ligados à forma de trabalho. No primeiro, que teve início na Mesopotâmia e culminou no Iluminismo, a civilização atuava de maneira a desenvolver a agricultura e o artesanato. Na segunda fase, a sociedade industrial, o foco do trabalho estava nas fábricas e nas atividades mecânicas. A terceira fase, que teve início após a segunda guerra mundial, é caracterizada por uma sociedade pós-industrial, que produz uma grande quantidade de bens materiais, incluindo símbolos e elementos criativos.
Nessa nova era em que se vê um mundo cada vez mais acelerado e com mais acesso a informações, percebemos uma sociedade desorientada, que se encontra numa encruzilhada e deve decidir um caminho a seguir. Para De Masi, essa desorientação é causada porque a sociedade pós-industrial é a primeira que possui um modelo de referências múltiplas e diferentes. Isso não acontecia nas sociedades passadas, que eram embasadas em valores bem definidos.
A responsabilidade por essa grande desorientação da sociedade está nas mãos dos intelectuais, a priori, e dos políticos, na prática. Isso porque os intelectuais deveriam pensar mais em diretrizes para a atuação dos políticos e estes acabam pensando demais nas situações do presente e muitas vezes se esquecem de refletir sobre o futuro.
Portanto, para de Masi, essa desorientação causa atualmente um movimento de depressão dos países: “Não temos mais princípios para viver e é difícil entender como as coisas funcionam”. Essa depressão, na visão dele, é um contrassenso, uma vez que temos nações cada vez mais ricas e cidadãos que vivem com mais conforto.
De acordo com ele, porém, há um caminho que leva ao encontro de um modelo onde a sociedade se sinta mais feliz. E esse modelo estaria