Pensamento de Comte
Bárbara
Bruno Paulo
Gleisson Costa
Stanley Vitor
Atividade: Relacione, concordando ou não, através de um texto, as teorias dos dois filósofos citados acima, destacando, qual é a importância da existência do ser humano, de corpo e alma, para a sociedade e para ele próprio.
De acordo com o texto, onde os pensamentos de Maurice Merleau-Ponty e Jean-Paul Charles Aymand Sartre sobre o existencialismo humano e sua formulação diante o mundo, pode-se afirmar que Ponty defende que a experiência existencial se forma de acordo com fatores psicológicos, fisiológicos e espirituais. As atitudes e vivência define o que é e como se forma o ser. O passado é irreversível e o presente se predispõe a partir de experiências proporcionadas pelos sentidos e a percepção das situações vividas. Levando para um lado racional, Ponty se coloca em defesa da ideia de que o ser se forma através de experiências. A formação da ideia sobre algo é construída através da percepção sensorial e acrescentada dos pensamentos imaginários.
Já Sartre apresenta sua ideia com o questionamento de que o ser é formado a partir de sua essência para si mesmo, e para o mundo. E leva em consideração o meio em que vive, ou seja, a atitude e existência de outro ser e do mundo.
Pensamentos podem se idealizar de duas formas: com o ser em-si, aquele que não possui perspectiva de mundo e não apresenta evolução e mudanças através de interferência e influências de relacionamentos interpessoais e para com o mundo. E o para-si, que considera que a sociedade tem grande importância no que o ser é e será. A essência não se altera, mas é moldada e influenciada por todo o existencial em sua volta.
O ser é responsável por todas suas escolhas e atitudes, que consequentemente forma seu projeto pessoal para com o mundo. Entretanto as influências externas participam desta formação, e direcionam todo o conteúdo a um só objetivo: - A conquista, escolha e preferência de todo o meio, por seu projeto.
O