Pensamento Científico e Senso comum
Senso comum: Conhecimento espontâneo compreendido pelo mundo basicamente no aprendizado assimilado de geração em geração pelo indivíduo; nasceu na tentativa do homem solucionar problemas cotidianos.
Conhecimento científico: Resulta da investigação metódica, sistematizada da realidade, transcede fatos, fenômenos e pesquisas realizadas pelo homem na contínua e constante transformação da sociedade, da política e da economia.
02- A sociedade como objeto de estudo, usos e abusos da cultura: As relações dos homens entre si, valores, costumes, mudanças, acontecimentos e sua própria vivência. Segundo,Gramsci: “ o homem têm papel intelectual e racional; mas nem todos têm a função de intelectual na sociedade”.
03- O contexto histórico da formação das Ciências Sociais e as teorias sociológicas clássicas: Sócio. O indivíduo consegue estabelecer conexões entre experiência social e pessoal, percebe- se que as ações influenciam e são influenciadas pelas dinâmicas da sociedade permitindo enxergar além da escrita, esfera social e individual no processo de socialização. O sujeito aprende elementos sócio culturais tornando possível a perpetuação da sociedade na cultura.
04- Atualidade da ciências sociais na compreensão da sociedade contemporânea:
Atualmente, estamos vivenciando problemas na educação, saúde e violência urbana, entre outros fatos. Podemos citar que a política na sociedade a qual estamos inseridos, ainda não encontrou meios de solucionar tais acontecimentos.
05- A vida nas grandes metrópoles: Solidão na multidão. Olhares sobre a sociedade: Desigualdade...
O homem é um ser ativo, social e histórico ao longo de sua vida, se atualiza gerando relações com outros homens. Esse processo ocorre de maneira simultânea dentro e fora na subjetividade de cada indivíduo. Segundo Chauí, o indivíduo nasce com caráter e temperamento individual que deve ser educado para os valores da sociedade .