Pensadores: max weber e saint-simon
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: ASPECTOS SOCIOLÓGICOS
PROFESSORA: SIMONE PEREIRA
PENSADORES: MAX WEBER E SAINT-SIMON
Grupo:
Ailza Victor
Andrea Fonseca
Edvanira Linhares
Jussara Santiago
Maria Celimar de Paula
Mariza Lameira
Natalia Marinho
Neliana
Patrícia Salles
Roseane Araújo
Tânia Cristina Delfino
RIO DE JANEIRO, 28 DE JUNHO DE 2012
1 – INTRODUÇÃO
A sociologia, que surgiu como ciência a partir de fins do século XVIII, é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
O conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir um excelente instrumento para as pessoas compreenderem as situações com que se defrontam na vida cotidiana, assim como as suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, a si mesmas como seres inevitavelmente sociais.
Os sociólogos fazem uso frequente de técnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados presentes nas relações sociais. Isto ajuda a desenvolver modelos que possam entender mudanças sociais e como os indivíduos responderão a essas mudanças. Em alguns campos de estudo da sociologia, as técnicas qualitativas — como entrevistas dirigidas, discussões em grupo e métodos etnográficos — permitem um melhor entendimento dos processos sociais de acordo com o objetivo explicativo.
2 – MAX WEBER
[pic]
O sociólogo Max