Pensadores clássicos
Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga. Platão fundou a Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com Sócrates, e Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C.
Por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles; Platão era um apelido.
Platão acreditava que o homem estava em contato com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira não muda. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos. O foco de Platão são coisas como o ser humano, o bem ou a justiça. Platão passou a idéia de que as pessoas tem características diferentes, tamanho, peso, cor, pensamento e tudo, mas todos eram humanos.
O problema que Platão propõe-se a resolver é a tensão entre Heráclito e Parmênides: para o primeiro, o ser é a mudança, tudo está em constante movimento ou a permanência de qualquer coisa; para o segundo, o movimento é que é uma ilusão, pois algo que é não pode deixar de ser e algo que não é, não pode passar a ser; assim, não há mudança.
Algumas frases de Platão:
“O que o homem pode fazer de melhor para a sua felicidade é pôr-se em harmonia constante com Deus por meio de súplicas e orações.”
“É possível descobrir mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira do que num ano de conversa...”
“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele”
Sócrates
Sócrates nasceu em Atenas, acredita-se que em 470 aC. Filho de uma parteira chamada Fenarete, e de um escultor, chamado Sofronisco. Recebeu uma educação tradicional e desde a juventude interessou-se pela filosofia. Foi casado com Xantipa, mas e teve três filhos. Nunca trabalhou e só pensava no presente. Muitas vezes,