Pensador
Filosofia Antiga; Compreende do Período greco-romana, indo dos pré-socráticos ao período helenístico, Patrística: com principais objetivos de defender a religião e evangelizar as pessoas. Medieval: Período que a igreja dominava a Europa, e criava escolas ao redor de catedrais, período também conhecido como escolástico. Renascença: Apenas marcado pela descoberta de obras antes não conhecidas de Platão e Aristóteles. Moderna: Ficou conhecido como Racionalismo Clássico, é marcado por três grandes mudanças intelectuais. Iluminismo: Considera-se o homem Perfectível, crendo na Razão como forma de se alcançar esta evolução. Contemporânea: Período atual, não bem descritivo, pois, está em progresso ainda.
b Em que consiste a patrística e a escolástica? Explique.
A Filosofia Patrística consiste em evangelizar os povos, e Defender a religião cristã, dos questionamentos que recebia.
A Escolástica se baseava em criar, escola e universidades ao redor das catedrais, onde se ensinava a filosofia, de forte influencia de Platão e Aristóteles.
c Quais as linhas de pensamento que predomina na Renascença?
Seguiam do neoplatonismo, e de grandes pensadores da época, que Propunha o ideal do homem como artífice de seu próprio destino, tanto através dos conhecimentos quanto através da política. d Quais as três grandes mudanças intelectuais que marcaram a filosofia moderna?
O Surgimento do sujeito do conhecimento, a consciência reflexiva (Reflexão), e o objeto do conhecimento.
e O que afirma o iluminismo?
O Iluminismo afirma que o Homem é um ser Perfectível, e que pela Razão ele pode conquistar a liberdade e a felicidade social e politica.