Penitenciária feminina de teresina - pi
INTRODUÇAO --------------------------------------------------------------------
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSAO
ANEXOS
Introdução
O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a atuação do profissional em Serviço Social como gestor na administração de uma instituição pública. A natureza da abordagem adotada na elaboração da pesquisa foi exploratória, documental, bibliográfica e entrevista de campo. Onde na pesquisa analise institucional e o regime interno da instituição,na pesquisa bibliográficas foi utilizados livros que aborda o tema.
A pesquisa de campo foi realizada no dia 6 de maio de 2013 ás 14h30min na Penitenciária Feminina de Teresina que foi fundada no dia 23 de junho de 1980 no governo de Lúcido Portela, localizada na BR – 316 km – 07, Bairro Santo Antonio. Atual diretora, Dra Geracina Olimpio de Melo, assumiu a direção da penitenciaria no ano de 2005, indicada pela ex-diretora Dra Rosângela, que foi remanejada para o Penitenciário Irmão Guido.
A Penitenciária Feminina de Teresina é uma instituição penal integrante da superintendência dos serviços penitenciários – SUSEPE, órgão da administração pública direta, subordinada á estrutura organizacional dos serviços da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Piauí, estrutura maior do complexo penitenciário dessa unidade federativa. As penitenciárias, de um modo geral, constituem- se espaço instalações físicas supostamente adequadas para que o Poder Judiciário possa fazer cumprir as sentenças de natureza criminal que condicionam os condenados ao encarceramento. Deve por principio possuir estruturas mais complexas que as prisões comuns, pois se destinam a comportar presos (as) condenados (as) que, por consequência ou natureza dos delitos cometidos, irão passar um longo período de tempo recluso neste tipo instituição. A penitenciaria feminina de Teresina tem a responsabilidade de absorver todo o