peneiramento industrial
Este trabalho desenvolve uma pequena e enriquecedora análise sobre peneiramento envolvendo alguns tipos de peneiras utilizadas na área de mineração, bem como característica e utilização das mesmas. Tendo como objetivo principal destacar que o processo de peneiramento é realizado para a determinação das frações mais grossas da amostra como o pedregulho e as areias. Obtendo, dessa forma, a separação de materiais sólidos granulados constituídos de partículas distintas.
I- Peneiramento
Peneiramento é o processo de separação de um material granular não coeso em duas ou mais diferentes classes de tamanho de partículas, mediante uma ou mais superfícies vazadas com aberturas de dimensões definidas. Essa classificação por tamanho, portanto, é feita por barreira mecânica (nos processos de classificação em correntes fluidas, a barreira é fluidodinâmica). É um processo do tipo "passa/não passa" e as barreiras são constituídas pelos fios da malha. Em geral, peneira refere-se à superfície tecida com fios espaçados regularmente e crivos àquela feita de chapa perfurada.
O peneiramento é um dos métodos mais antigos na área do processamento mineral, até hoje, é usado com aplicação comprovada numa variedade de indústrias e nas mais diferentes áreas. Na área mineral, o peneiramento foi concebido pelo homem tentando separar ou limpar os metais que precisa utilizar, pois os minerais de interesses encontram dispersos na natureza ou em entidades separadas – minérios -, por exemplo, as partículas de ouro nativo em rochas silicosas ou combinadas com sulfetos. Industrialmente, define-se peneiramento como sendo o processo de classificação de um material granular pelo tamanho das partículas em duas ou mais frações, mediante uma ou mais superfícies perfuradas. Apesar que existem uma grande variedade de equipamentos para peneiramento, são poucas as inovações tecnológicas incorporadas aos mesmos.
Classificação
A preparação dos