Pendulo
Exp.3 – Pêndulo e Medida da Gravidade
1 INTRODUÇÃO
Segundo Halliday (2010, p.96), um pêndulo simples é um sistema mecânico que possui movimentos oscilatórios, é constituído de um corpo fixo à extremidade de um fio supostamente ideal, inelástico de massa desprezível e comprimento L. Ao ser retirado do ponto de equilíbrio O e abandonado em queda livre, ocorre o movimento oscilatório em formato de arco de parábola em relação ao plano vertical. A componente da força peso (mg.cosϴ) se equilibra com a força de tração T, restando a componente (mg.senϴ), responsável pela força restauradora, agindo em sentido oposto ao deslocamento do corpo e com tendência a leva-lo ao ponto de equilíbrio. Os movimentos oscilatórios são caracterizados pelo período, que é o tempo necessário para ocorrer uma oscilação completa. De acordo com Halliday (2010, p.90) “todo movimento que se repete a intervalos regulares é chamado de movimento periódico ou movimento harmônico”. Uma caraterística interessante que se pode obter do movimento de um pendulo, através do período a ele relacionado, é a aceleração da gravidade. Essa característica será analisada neste experimento. De acordo com os dados coletados, submetendo o pêndulo a diferentes condições, analisando o comportamento das oscilações e seus respectivos períodos.
2 OBJETIVOS Relacionar e compreender as características dos movimentos oscilatórios produzidos por um pêndulo simples bem como obter o período dos mesmos;
3 MATERIAIS
Suporte vertical;
Barbante;
Prumos de metal, alumínio e plástico;
Trena;
Cronômetro.
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
A tabela abaixo indica os tempos das cronometragens das oscilações realizados para o prumo de alumínio, em conjunto com a frequência e o período. O barbante estava ajustado para 40 centímetros:
Tabela 1 – Frequência e Período do prumo de alumínio
Prumo de alumínio – massa: 31,98 g
Teste
Tempo de 10 oscilações (s)
Período (s)
Frequência(Hz)
1