Pendulo
Verificação da Relação entre o período e o comprimento de um pêndulo Simples.
1.0 Introdução.
O pêndulo simples consiste num objeto (uma pequena esfera, por exemplo) preso por uma corda de massa desprezível. Encontramos duas forças atuando sobre o objeto: a tração da corda e seu peso.
Quando a corda é presa por um ponto (no suporte como no experimento, por exemplo) e o corpo preso à corda, o pêndulo oscila de acordo com a força da gravidade.
Podemos destacar que o pêndulo em pequenas oscilações (θ 20°) apresenta um movimento harmônico simples, lembrando que o seu período de oscilação esta relacionado somente ao comprimento do fio (l) e da aceleração da gravidade e não ao peso da sua massa (g). Utilizando a formula T²= 2 π2g, vemos que a relação entre T² e L é seguindo esta observação, após a realização do experimento 1, Será construído um gráfico que descreve a relação entre o comprimento e o período do pêndulo simples, e através do gráfico calcularemos a constante da proporcionalidade entre o comprimento do pendulo e o quadrado do seu período.
E por fim, realizaremos o experimento numero 2; Um pêndulo composto no qual terá uma haste interrompendo sua oscilação, onde compararemos o valor calculado do período verificando se o mesmo corresponde a ¾ do período do pendulo simples.
Fig. 1. Pêndulo simples e as forças que atuam sobre a esfera de massa m
2.0 Objetivos. * Realizar experiências quantitativas do movimento de um pêndulo simples verificando o numero de oscilações em relação ao tempo. * Medir a aceleração da gravidade utilizando um pêndulo simples. * Identificar as diferentes partes de um gráfico * Aplicar técnicas para construção de analise de um gráfico. * Analisar a relação do tempo do pêndulo composto em relação ao tempo do pêndulo simples. 3.0 Materiais Utilizados No Experimento Zero. • Fio com comprimento variado; • Corpo de massa m adequada ao experimento; • Suporte para