Pendulo Simples
Pêndulo Simples
Curso de Engenharia
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ.
Alunos: Juan Brabosa Ribeiro (201301915017) Lucas Gonçalves Osava(20131031551)
Professor: Ciro Muri
Turma: CCE0478 -1008
Abril, 2014.
Objetivo
Neste experimento foram analisadas 10 oscilações em um pêndulo simples sendo liberadas a partir de certo ângulo, onde foram feitos gráficos e tabelas para o pêndulo. Verificar se a amplitude e o comprimento do cordão interferem no período das oscilações.
Introdução
Os movimentos periódicos ou oscilatórios são aqueles que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente. Em nosso dia-a-dia estamos cercados destes movimentos: barcos oscilando no cais, movimento dos pistões nos motores dos carros, vibrações sonoras produzidas por um clarinete, por exemplo, entre outros. E é por isso que, as oscilações desempenham um papel fundamental em todos os ramos da física (mecânica, óptica, acústica, etc.). Um tipo importante desses movimentos é o pêndulo simples, que consiste em um sistema idealizado composto por um fio leve e inextensível de comprimento L. Sua extremidade superior fica fixada a um ponto que permite sua livre oscilação, e na extremidade inferior uma massa m é presa.
Fundamentação teórica
O pêndulo simples é um sistema mecânico que exibe movimento periódico, oscilatório. É constituído por uma massa m, pendurada num fio leve, de comprimento L, que tem uma extremidade fixa. O movimento ocorre num plano vertical e é provocado pela força da gravidade. A altura do pêndulo é medida desde o local onde ele é fixado, até o ponto do centro de massa.
– Esquematização de um pêndulo simples e as forças atuantes em seu movimento.
Como pôde ser observado, além da ação da força da gravidade em decorrência do peso massa, também existe a força tração T do fio. A equação que representa a força restauradora se dá por: Onde m é a massa, g é a aceleração da gravidade e