Pendulo simples
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso de Engenharia Metalúrgica
Relatório de Física Experimental Para Engenharia
Prática 03: Pêndulo Simples
ALUNO: ANDRÉ LUIS MONTEIRO CASTRO
MATRICULA: 375352
TURMA: 15 A
Fortaleza – Ceará
2015
1. OBJETIVOS
Verificar as leis do pêndulo, determinar a aceleração da gravidade local bem como estudar o efeito da massa e da amplitude no pêndulo.
2. MATERIAL
Pedestal de suporte com transferidor;
Massas aferidas m1 e m2;
Cronômetro;
Fita métrica;
Fio (linha zero);
3. PROCEDIMENTO
Para a realização do procedimento precisamos seguir algumas instruções, são elas:
1. Pesar a anotar a massa dos dois corpos utilizados, definidos como m1 (massa menor) e m2 (massa maior).
m1= 50,45 gramas m2 = 99,95 gramas
2. Ajustar o fio de comprimento do pêndulo de modo que tenha 20 cm do ponto de suspensão até o centro de gravidade do corpo;
3. É preciso deslocar o corpo da posição de equilíbrio (deslocando angular igual a 15°) e posteriormente determinar o tempo necessário para o pêndulo executar 10 (dez) oscilações completas. Para minimizar um erro no momento de aferir o tempo recomenda-se que o operador do cronômetro seja o mesmo que larga o pêndulo a oscilar.
4. Observação: Embora o cronômetro registre até os centésimos de segundo, só faz sentido você anotar o tempo obtido manualmente, até os décimos de segundo.
5. Para determinar o T médio em segundos (s) deve-se repetir 3 (três) vezes o procedimento de aferimento do tempo. Usaremos somente a massa m1 para os procedimentos da tabela 3.1.
6. Para completar a tabela 3.1 deve-se repetir o experimento já citado nas instruções anteriores com os comprimentos 40 cm, 60 cm, 80 cm, 100 cm, 120 cm e 140 cm.
7. Manter o comprimento em 130 cm e avaliar a influência da massa e da amplitude sobre o período. Proceder como indicado na