pendulo simples
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, uma esfera de massa m; a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas. O pêndulo simples é muito utilizado para medição do tempo. O cientista italiano Galileu Galilei que foi um dos primeiros a perceber a independência do pêndulo simples com a amplitude, e assim construiu os primeiros relógios de pêndulo.
2. Parte Teórica
Período
Na área de física, é chamado de período o tempo necessário para que um movimento realizado por um corpo volte a se repetir. Por exemplo, em um relógio de pêndulo, o período do pêndulo é determinado pelo tempo que este leva para realizar o movimento de ida e de volta. Nota-se que, depois deste período, o pêndulo fará o mesmo movimento novamente, ou seja, se repetirá. O período é usualmente representado pela letra T. O inverso do período é chamado de frequência.
Ou seja: No Sistema internacional de unidades (SI), o período é medido em segundos (s)
Fórmula do Período para pequenas oscilações
Para pequenas oscilações, a aproximação fornece a seguinte expressão para o período do pêndulo:
T: período L: comprimento do fio g: aceleração da gravidade. Vale lembrar que o período do pêndulo não depende da massa e que o fio tem que ser inelástico e de massa desprezível para que não altere o período(T).
4. Procedimento experimental
Foi medido o comprimento L do fio de 400cm, em seguida, foi posto no suporte, amarrando no fio um objeto. Desta forma, foi colocado em oscilação tomando cuidado para não ultrapassar o ângulo que deve ser muito pequeno ao ponto de ser desprezível na oscilação.
Mediu-se o tempo de 10 oscilações e determinou-se o período de uma oscilação (T) através de:
T= (tempo de 10 oscilações) / 10
Onde foi repetido este processo dez vezes e comprimento de fio que variou entre 400 a 800cm, sendo