pendulo simples
Todo movimento que se repete em intervalos de tempo iguais é chamado de periódico. Mais precisamente, poderíamos dizer que, no movimento periódico, o móvel ao ocupar, sucessivamente, a mesma posição na trajetória, apresentar sempre a mesma velocidade e aceleração e que o intervalo de tempo para que ele se encontre duas vezes nessa posição, é sempre o mesmo ( Präss, 2010).
Um movimento é dito oscilatório ou vibratório quando o móvel se desloca periodicamente sobre uma mesma trajetória, indo e vindo para um lado e para outro em relação a uma posição média de equilíbrio. Essa posição é o ponto sobre a trajetória, para o qual a resultante das forças que agem sobre o móvel, quando aí passa, é nula.Desse tipo é o movimento de um pêndulo( Präss, 2010)
Um pêndulo simples é constituído por um corpo de massa m, suspenso de m ponto fixo por um fio de comprimento l,que se supõe inextensível e de massa desprezível (Costa& Almeida, 2004).
Figura 1: Temos um pêndulo de massa m e comprimento L.
Uns exemplos de pêndulo simples é uma bola de dolição presa no cabo de um guindaste, o peso da extremidade de um fio de prumo e uma criança sentada em um barco (Young & Freedman,2003).
O pêndulo simples realiza movimento oscilatório e periódico. A amplitude do seu movimento é igual ao ângulo formado com a vertical quando o pêndulo está numa posição extrema. Se levarmos o pêndulo até uma posição fora do equilíbrio, e o soltamos, ele irá oscilar por ação de uma força restauradora, é a força restauradora, que a responsável pelo deslocamento ( Präss, 2010).
Quando é afastado da posição de equilíbrio e liberto, o pêndulo ia a oscilar no plano vertical, em torno do ponto o de fixação do fio, apenas por acção da gravidade.O corpo está sujeito a duas forças aplicadas no seu centro de massa: o peso P e a tensão do fio T. (Costa& Almeida, 2004).
Período (T), de um movimento periódico, é o tempo decorrido entre duas passagens consecutivas do móvel por um mesmo ponto da